sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Reduzindo o aluguel e dicas para comprar imóvel

Como o IGP-M fechou 2007 acima de 7% e esse é um indicador comumente usado para corrigir contratos de aluguéis, Mara Luquet deu algumas orientações em dois dias na Rádio CBN para inquilinos renegociarem o contrato – terça e quarta. Olha, não é nada de quebrar o contrato, como ela mesma menciona, mas um esforço para deixar as coisas mais flexíveis. Afinal, 7% em cima do custo do aluguel é uma porrada.

Uma das razões que favorecem a renegociação é a facilidade na concessão de crédito imobiliário. Assim, se é possível financiar um apê pagando R$ X mensalmente, pagar o mesmo montante em aluguel pode soar estranho.

De quebra, Robson, quem comentou neste blog deu algumas dicas que compartilho abaixo.

Bom fim de semana! Retomarei as ações na 2a. feira.

Dicas do Robson:
Tenho algumas sugestões. Eu não sou um "expert" no assunto, mas já passei por muitas coisas até chegar no ponto que estou hoje (pagando a casa pela CEF):
  1. Comprar da planta é bem interessante, mas recomendo comprar de cooperativas. É mais seguro e possui uma boa relação custo-benefício
  2. Guardar dinheiro para um sinal é fundamental. Quanto mais, melhor. Se possível tente obter de 15 a 30% do valor do imóvel para usar como sinal. Minimiza bastante o tempo de financiamento e/ou o valor das parcelas.
  3. Atualmente o único modelo de correção das parcelas é o SAC (Sistema de Amortização Constante). Os juros são calculados do saldo a ser pago. Em outras palavras, a parcela a ser paga vai diminuindo. É uma opção interessante, se você conseguir aguentar o tranco inicial. Por exemplo, minha parcela da casa começou em 900 reais e, após dois anos, está em 750 reais
  4. Guardar dinheiro, ou investir de maneira inteligente o dinheiro que "sobra" todo mês também é interessante. Tente encontrar um investimento que dê um retorno próximo aos juros utilizados no financiamento.
  5. A Caixa Econômica Federal é muito severa no que diz respeito aos contratos que efetua. Fazer um contrato pela CEF costuma ser um bom negócio, porque os malandros não têm vez. Acho que é isso. Abraços e Boa Sorte


Nenhum comentário: