segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Renda fixa, perdas e mico


Angry Monkey, upload feito originalmente por dboy.

Gente, mil perdões por andar tão sumida. Muitos compromissos na vida pessoal e profissional têm me afastado muito do meu blog. Peço outra vez para que continuem escrevendo, pois sempre recebo e-mails dos leitores, junto com dicas sobre o que abordar.

Desta vez, um colega meu foi surpreendido com um "seguro" fundo renda fixa dando prejú. Ou seja, ao invés de registrar aquela rentabilidade normalmente um pouco acima da poupança, o que houve foi uma perda da grana depositada no mês.

Isso ocorre por conta da disparada dos juros e a crise mundial. Como fundos de renda fixa investem em ativos prefixados, os juros pagos por esses títulos são definidos na hora que os títulos são comprados e essa taxa de juros tem muito a ver com o sentimento do mercado no momento.

Quem compra o título num momento céu de brigadeiro, tende a receber um juros baixo, porque a percepção é de que tudo vai bem. No caos generalizado que temos enfrentado nos últimos meses, a percepção de risco disparou, assim como as taxas dos novos títulos prefixados. Quem estava com um título antigo, do tipo "céu de brigadeiro", ficou com um mico e os fundos passaram a registrar perda.

Ao meu ver, a jogada não é sacar o dinheiro agora, já que a perspectiva é de que os juros de prefixados subir. Contudo, quem não quer ver o dinheiro passar por "rentabilidade negativa" tem que aplicar em poupança - mas ainda assim correr o risco comum de ver o rico dinheiro comido pela inflação, que normalmente sobe mais que a poupança.