quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vale e Petrobras: montanha-russa que só desce?


rollercoaster at hershey, upload feito originalmente por hounddiggity.

Taí algo que não esperava: Vale + Petrobras compõem mais da metade dos ativos em fundos no país. E os investidores desses fundos - eu e você - estamos sendo surrados. É o que alguns amigos sentem.

Mas, calma lá. Se limitarmos nossa análise para o desempenho este ano, o mundo será bem mais cinzento. Afinal, as ações da Petrobras caíram 23% até dia 12; e as da Vale, 28%.

Se pensarmos na variação nos últimos 24 meses, houve ganho de 44% com Petrobras; e com Vale, 89,99%.

Quem está na festa faz tempo, não ficou só com a ressaca.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mais detalhes sobre mulheres e investimentos


Iranian woman and child, upload feito originalmente por Roger Smith.

A Quórum Brasil me explicou por e-mail o caminho das pedras para conferir a pesquisa completa sobre mulheres e perfil de investimento. Confira, seja você homem ou mulher! Uma das coisas bacanas identificadas é que quanto mais primaveras vividas, mais a mulher tende a poupar para garantir o sustento da família. Hmmmm... Mamãe é assim!

De quebra, uma das conclusões alcançadas:

"A busca de informações sobre investimentos com o marido ou namorado não impede as mulheres de enxergar nos parentes a fonte mais confiável para estas informações."

Ou seja: os maridos e namorados são a principal fonte, mas não as únicas!

Um limão bem azedo


Despair, upload feito originalmente por Aperture First.

E o Lehman Brothers, com um passivo de quase metade do Produto Interno Bruto brasileiro, pediu água. Isso causou o mega alvoroço de ontem no mercado financeiro, pois todas as instituições andam de mãos dadas, ou seja, todas adquirem e revendem ativos uma da outra. Na brincadeira, tem muito banco por aí com um mico do limão. Isso é repassado para o investidor acionário num primeiro momento.

A foto da Folha de S.Paulo de hoje me espanta - parece até que os executivos da Price estão submergindo. Em ativos, o Lehman tinha US$ 639 bilhões, mais de 10 vezes do que a Enron quando quebrou. Este é um limão pingado nos olhos. E colírio tá em falta.

Entrar ou sair da Bolsa? Entrar só para quem tem sangue frio. Ficar, só para quem tem mais sangue frio ainda e não se importa de viver alguns anos bem turbulentos adiante.