quinta-feira, 17 de abril de 2008

Se a finança é pessoal, então não é para ser "pública"

Os seus recursos e a maneira como você investe são do seu interesse e de mais ninguém. Se se trata de um investimento em conjunto, como seu e do seu namorado para rachar uma viagem ou comprar um apê, aí é algo do interesse de ambos.


Fora deste grupo, compartilhe suas decisões financeiras com discrição ou com quem pode contribuir para dar uma outra visão sobre como você poderia agir. Falo isso porque sou meio paranóica. Não é porque tenho muito não. É porque tenho pouco! E detesto olho gordo!!!


E, com o mundo eletrônico, devemos nos cuidar para que a falta de malícia não faça dados sobre nossa grana caírem na rede. Assim, algumas dicas reais e virtuais para ser mais discreta(o) ainda e evitar que dados financeiros virem algo público:
  • evite acessar o internet banking do computador do trabalho;
  • jamais entre no internet banking em um micro de um evento ou de uma LAN house;
  • suspenda a entrega de extratos e peça para o banco enviar por e-mail - que só é acessado com uma senha sua;
  • não faça uma fotocópia do cartão de senhas do banco e pendure na frente de seu PC - conheço gente que faz isso!
  • não guarde papel com a senha do seu cartão do banco junto ao cartão! – também conheço quem faça isso!
  • não use o celular de um terceiro – e muito menos um desconhecido – para usar o "banco por fone".

Fundo de investimento: que bicho é esse

Olha, eu tava pensando em fazer um post bem didático sobre fundos de investimento. O que são, como funcionam, como se valorizam e por aí vai. Durante minhas pesquisas, contudo, conheci um post de um blog muito bom em finanças pessoais. Assim, dou a deixa para o Monaco online. Espero que gostem!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Não ajude os velhinhos!


Angry Old Man, upload feito originalmente por MiniTar.

Calma, calma... Não tenho nada contra a terceira idade, que os politicamente corretos insistem em chamar "melhor idade". Engraçado... Até hoje não ouvi ninguém na terceira idade dizer que está na "melhor idade". Mas deixa isso para lá.

A orientação do título se refere aos velhinhos que pedem ajuda nas filas de bancos. Em geral, as instituições bancárias forçam a amizade em esperar que os idosos se virem com caixas automáticos com mais de 100 opções em alguns casos. É complicado para a gente, imagina para eles!

Sei que é tentador ajudá-los e já fiz isso umas duas ou três vezes. Mas então senti um certo peso na consciência. O pepino é que eles passam a confiar em gente com cara de boa moça e bom moço. E como trambiqueiro nem sempre tem cara de trambiqueiro, já viu, né? Desta forma, garanta a aposentadoria de quem te pede ajuda para digitar a senha ou ler alguma coisa no caixa automático. Pegue pelo braço um funcionário do banco para ajudar o velhinho.

domingo, 13 de abril de 2008

Previdência: tempo é dinheiro

Caros e caras colegas, muito se diz que tempo é uma variável essencial em qualquer investimento. Quanto mais cedo se começa, mais se acumula ao longo dos anos. Nada poderia ser mais verdade do que no caso da previdência privada, que deverá garantir o ganha-pão durante a aposentadoria.

A aposentadoria está, de uma maneira geral, a "décadas de distância" de qualquer preocupação. Assim, o que nos leva a discutir isso agora? Volto ao ponto do título: tempo.

Uma previdência privada que tenha o papel de complementar a renda durante a aposentadoria não deve ser iniciada aos 46 do segundo tempo. Deixar para depois é um erro que irá inviabilizar esse tipo de abordagem financeira. Para se ter uma previdência, começa-se cedo. Se você não tem, recomendaria, na boa, que adquirisse o quanto antes. O tempo trará os ganhos dos juros renderem sobre os juros obtidos com o capital acumulado. É a ciranda financeira girando a seu favor – o oposto de quando se contrai um empréstimo...

Há previdências para todos os perfis: agressivo, moderado e conservador. Particularmente, não tenho nada em apostar em um agressivo hoje, que distribui 49% do capital acumulado em ações e outros títulos variáveis. Se em um ano perde-se, quem sabe se ganhará nos anos seguintes. Ao olhar para trás, verá-se que se ganhou mais do que se perdeu. Pelo menos é isso que acontece com investimento em ações por mais de 10 anos.

Faça uma simulação via web de previdência e veja só como o tempo influencia!