domingo, 13 de abril de 2008

Previdência: tempo é dinheiro

Caros e caras colegas, muito se diz que tempo é uma variável essencial em qualquer investimento. Quanto mais cedo se começa, mais se acumula ao longo dos anos. Nada poderia ser mais verdade do que no caso da previdência privada, que deverá garantir o ganha-pão durante a aposentadoria.

A aposentadoria está, de uma maneira geral, a "décadas de distância" de qualquer preocupação. Assim, o que nos leva a discutir isso agora? Volto ao ponto do título: tempo.

Uma previdência privada que tenha o papel de complementar a renda durante a aposentadoria não deve ser iniciada aos 46 do segundo tempo. Deixar para depois é um erro que irá inviabilizar esse tipo de abordagem financeira. Para se ter uma previdência, começa-se cedo. Se você não tem, recomendaria, na boa, que adquirisse o quanto antes. O tempo trará os ganhos dos juros renderem sobre os juros obtidos com o capital acumulado. É a ciranda financeira girando a seu favor – o oposto de quando se contrai um empréstimo...

Há previdências para todos os perfis: agressivo, moderado e conservador. Particularmente, não tenho nada em apostar em um agressivo hoje, que distribui 49% do capital acumulado em ações e outros títulos variáveis. Se em um ano perde-se, quem sabe se ganhará nos anos seguintes. Ao olhar para trás, verá-se que se ganhou mais do que se perdeu. Pelo menos é isso que acontece com investimento em ações por mais de 10 anos.

Faça uma simulação via web de previdência e veja só como o tempo influencia!


Nenhum comentário: