domingo, 6 de abril de 2008

O Ibovespa subiu. É hora de voltar para a Bolsa?

Com a alta de sexta-feira, 4/4/08, o Ibovespa encerrou a semana com a melhor variação desde agosto de 2007, aponta o Estadão. É agora que muita gente se pergunta: chegou a hora de investir na bolsa?

Você já deve ter ouvido a história de comprar na baixa e vender na alta. A dureza de seguir tal conselho é identificar quando se chegou ao teto para se livrar de um papel ou ao piso para adquirir a ação. Já falei em diversos posts que esta é uma decisão que eu "terceirizo". Afinal, invisto em fundos. Contudo, tenho a opção de arrancar tudo da renda variável em ações e jogar para algo menos palpitante, como poupança.

Bom, então como saber que agora é um bom momento para investir? Em geral, o bom investidor não espera o céu ficar de brigadeiro para tomar sua decisão. Ele faz isso antes, quando as coisas estão meio nebulosas. Ele aposta tendo em vista percepções dele e de terceiros sobre o mercado e aquele papel ou investimento que está realizando. Quando as coisas ficam melhores, aí percebe-se um movimento "boiada", todo mundo seguindo um ao outro. Infelizmente, vez ou outra surge um fato, como a crise hipotecárias nos EUA, que faz que a porteira estoure e todo mundo se desfaça de seus investimentos antes do previsto, muitas vezes, com prejú.

Seguindo o que já falei aqui, eu recomendo investir sempre se não for precisar da grana em curto prazo. Investimento especulativo, na boa, não é comigo...




Hmmm... Será que esta ação já passou do ponto?

Nenhum comentário: