segunda-feira, 5 de maio de 2008

Não vamos nos afobar!!!

Colegas leitores, está certo que o mercado acionário fechou em alta de novo, segundo o Ibovespa. No pregão de hoje, o fechamento ficou acima dos 70 mil pontos pela primeira vez na história. Analistas são unânimes em dizer que a melhor nota de risco da S&P, que definiu o Brasil como "grau de investimento", está motivando a compra de ações.

Mas, calma lá... Não vamos nos afobar! Independente da bonança, é bom levar em conta que é um investimento de longo prazo, como ressaltam especialistas ouvidos pela Folha. Não é possível dizer por quanto tempo essas altas contínuas seguirão. Há quem diga que uma outra agência de risco precisará seguir a S&P e declarar que o Brasil é "confiável". Somente com este movimento se ganhará a confiança de gestores para aplicar recursos aqui.

Analistas também não descartam que o cenário externo irá influenciar. Afinal, se os EUA pararem de comprar, surge a percepção que todo o mundo perde.

Então, leitor, não vá vender a sua casa para investir na Bolsa! O "grau de investimento" aumentou a auto-estima do setor financeiro, mas não vamos acreditar que tudo sobe para sempre!

– Devo eu vender meu endereço fixo para aplicar na renda variável?
– Sei não... Acho que ações não te protegem do frio.

La maison (3), upload feito originalmente por Clara en su mundo.

domingo, 4 de maio de 2008

Perdas em fundos: herrar é umanu, mas paciência tem limite

Conheça bem seu perfil e evite sustos!

scared., upload feito originalmente por giarose.

Atrasado na minha leitura, conferi hoje o artigo de Natalie Fusco, da Link Investimentos, publicado na página D2 do Valor de terça-feira, 29/4/08. Com o título Errar é inevitável, mas gestor deve acertar mais que falhar(reprodução), Natalie discorre sobre a recente onda de perdas em fundos de investimento no mercado, abordagens para os gestores justificarem a queda – geralmente atreladas à crise nos EUA – e, indo além, atribui ao profissional responsável por compor a carteira de um cliente o papel de certificar-se de que os clientes estão com produtos de fato condizentes com o perfil naquele momento.

É neste último ponto que leva-se a discussão para um outro nível. Afinal, que a crise pegou muitos gestores no contrapé, isso já se sabe – em especial os de multimercados – e os resultados foram ruins para todos. Mas sentiu mais quem não tinha tolerância para o risco ao qual estava exposto e isto leva a responsa para quem administra os recursos, o alocador. É ele quem orienta o investidor a colocar os recursos em X, Y ou Z, dentro do perfil.

Em suma, todo humano erra – inclusive o que gerencia os seus recursos ou quem os aloca. Mas o gestor competente deve acertar mais que errar. Se não é o seu caso, analise seu perfil de investidor ou procure uma outra opção de investimento rapidinho.