sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bois, árvores, ações e tesouro direto

Faço um apanhado de dois comentários sobre dois temas distintos:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você tolera perdas?

Hoje no Valor li sobre investidores que tiveram sérios problemas com multimercados, que acabou causando o fechamento de alguns fundos de corretoras independentes. Lá no fim, havia uma citação sobre a fuga de investidores de fundos multimercados que tiveram perdas enormes. Disse George Wachsmann, da Bawm Investment:

– O investidor pode até tolerar risco, mas perda, não.

Acho que a frase serve não apenas para investidores de certos multimercados que amargaram perdas de 90% em um mês. Serve de reflexão para todo investimento.

De forma geral, sinto tolerar muito bem o risco. Mesmo o grande risco. O problema da história é quando eu perco, ou seja, sinto a conseqüência negativa do risco. Afinal, se estivesse ganhando horrores estaria tuuuuudo bem, não é? Eu, assim como todo mundo, só quero a parte boa do risco, ou seja, ganhar mais. É preciso pensar sobre a sua real tolerância a perdas, assim como refletir sobre perfil, tempo e motivo e decidir que ação tomar: investir, retirar ou deixar o dinheiro como está. Conhecer si mesmo será bem importante já que as turbulências seguirão, como queda na Bovespa na 4a. de cinzas. Nada de confete hoje...