sábado, 15 de dezembro de 2007

Minhas contas, meus atrasos, meus problemas

Vou ser bem sincera: quando se trata de gestão dos meus pagamentos, não sou lá aquelas coisas. Praticamente a cada dois meses, tem algum imposto ou conta que deixo de pagar por pura bagunça! É uma chatice interminável que me custa juros e multa.

Estou fazendo das tripas coração para mudar este hábito imbecil e oneroso. Aqui vão minhas táticas:
  • coloquei tudo na agenda! - é isso aí. Além de aniversário de fulano, festa de sicrano, também consta na minha agenda "pagar GPS", "pagar TV a cabo" e outras. No caso, uso o calendário do Outlook mesmo - eu não dou atenção para as agendas de papel. Acho que o Google tem uma agenda que manda lembretes por e-mail. Para você, recomendo a agenda virtual ou não que você der atenção de fato;
  • tudo para o débito automático - se só eu sou a única responsável pelo pagamento da conta, joguei para o débito automático. Uma preocupação a menos. Em tempo: tem gente que fica escolhendo qual conta pagar de acordo com o que sobra no fim do mês. Neste caso, débito automático não é uma boa saída, pois a prioridade vai de acordo como valor e a multa e juros cobrados. Espero que este não seja seu caso, mas se for, pule esta dica;
  • agendo ou pago antes - o que eu não puder colocar em débito automático, agendo o pagamento via internet banking previamente, assim que recebo o pagamento. Se não tem como agendar, pago um pouco antes - ir a qualquer banco em dias de pico é um pesadelo, ainda mais nesta época do ano!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Previdência privada: PGBL versus VGBL

A chegada do 13º pode ser o começo de uma mudança de hábito importante: guardar para o futuro. Que tal reservar uma parte dos seus recursos para iniciar um plano de previdência?

Agora, que plano fazer? Você já deve ter ouvido falar de PGBL e VGBL. O PGBL permite que você abata da declaração de imposto de renda até 12% da sua receita anual bruta. O pagamento do imposto fica lá na frente, quando você for receber os recursos na forma de aposentadoria. Já o VGBL não conta com nenhuma vantagem fiscal no momento da contribuição e você continua sendo taxado pelo dinheiro que contribuiu. Contudo, quando você receber os recursos lá na frente, não terá de pagar imposto pelo total como ocorre com o PGBL. O Terra tem um guia consolidado interessante sobre o assunto e Mauro Halfeld fez um belo comentário na CBN.

Assim, a escolha por um tipo de plano ou outro será de acordo com seu holerite. Se você tem carteira assinada e tem imposto retido, vale ter um PGBL se utiliza a declaração do modelo completo. Se for um trabalhador informal ou não tem registro em carteira, um VGBL é mais indicado. Dependendo da situação, tem-se os dois: um PGBL para receber 12% da receita bruta anual do cidadão e um VGBL com o excedente.

Atenção: se você tem dívidas pendentes, priorize-as com o seu 13º salário. É um erro começar um plano de previdência ao mesmo tempo em que credores cobram dívidas atrasadas. De nada adianta descobrir um santo para cobrir o outro.

Enquete: e os visitantes da Folha Online participam em peso de enquete sobre guardar, gastar ou pagar dívidas com o 13º. Impressiona a quantidade que disse "guardar"! Menos de 1%!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Vai comprar ações do BB?

Se estiver interessada/o, você só tem até 3a. feira - 11/12 - para fazer a reserva da ação. Mais informações estão no site do BB.

Volto a reforçar que não há garantias de rendimento para ações. Além disso, o BB é uma estatal que sofre influência política. Às vezes o comandante do navio não entende muito de maré e quem sai no prejú é a sociedade - o que inclui o acionista. Sem falar em mensalões...

Sigo da opinião que o melhor para mim ainda é investir em um fundo com papéis de várias empresas. Assim, diversifico e não invisto tudo em um só.