terça-feira, 13 de maio de 2008

CDB em alta: o lado bom da crise ruim dos EUA

Tudo tem dois lados. Há um lado positivo para quase tudo que é ruim. A coisa ruim da vez é a crise nos EUA. A outra coisa ruim, para os bancos, que está mais caro captar recursos no exterior, ou seja, para a instituição financeira conseguir recursos lá fora para usar por aqui, é necessário pagar mais juros para os investidores, que não se sentem lá muito seguros no momento.

Agora a coisa boa, para nós, pequenos investidores: que fazem os bancos? Aumentam os juros pagos pelo CDB, uma aplicação de renda fixa bem segura. Consulte seu banco e analise se não vale mais a pena do que investir em um fundo de renda fixa ou mesmo a poupança.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A impossível arte de saber quando sair da Bolsa

Dica: guarde as emoções para os grandes momentos fora da Bolsa.

emotion, upload feito originalmente por Jane Costa Lima.

Dois conteúdos chamaram minha atenção na semana passada:

Na minha visão, os conteúdos se complementam.

Mauricio apresenta que a tolerância a quedas é muito rara no investidor e alerta para a necessidade de não nos deixarmos levar pelas emoções. O professor MBA do IBMEC-SP e sócio da Portfolio esclarece que ninguém sabe quando as ações cairão ou subirão e mesmo equipes preparadas dão seus escorregões – vide multimercados e a crise recente. Segundo ele:

"Nos 62 meses decorridos desde o início de janeiro de 2003 até o fim de fevereiro de 2008 (...) o Ibovespa acumulou uma rentabilidade de 463%. (...) Se nesse período de 62 meses, que foi espetacular para investimentos em bolsa, ele (investidor) tivesse ficado fora nos oito melhores meses, ou apenas 13% da amostra, seu rendimento acumulado teria caído para 117% – abaixo do CDI."

A matéria do dia seguinte do Valor dá conta do aumento da captação dos fundos de ações, que chegou a R$ 357 milhões. O fato de o Brasil ter conquistado o grau de investimento foi o motivador para atrair investidores "oportunistas".

Será que os oportunistas que saíram antes do grau de investimento e depois voltaram para os fundos de ações ganharam com a movimentação? No artigo de Mauricio, encontro algo que poderia servir de resposta: É muito melhor manter os investimentos e agüentar as quedas (...) para depois aproveitar as subidas. Eu concordo!