sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apostar todas as fichas em um só lugar?

Recentemente uma amiga minha se deu conta de que estava sendo agressiva demais na forma como distribuía seu suado dinheirinho entre as aplicações. Ela optou por muitos anos deixar tudo aplicado em fundos de ações. Não é do tipo da pessoa que fica acompanhando pela internet ou pelo jornal qual ação comprar ou quando vender. Prefere comprar umas quotas no fundo e esquecer, olhando depois de um tempo.

Bom 100% de toda a grana que ela tinha disponível estava em fundos de ações. Depois que deu uma pane no carro e ela precisou de um dinheiro de última hora para o conserto, ela percebeu que poderia valer a pena ter um dinheirinho separado para imprevistos. Hoje ela deixa um quarto do tutu em investimentos de baixo risco - poupança, CDB e outros.

Isso aconteceu há alguns meses e neste meio tempo, o Ibovespa subiu cerca de 10%. Perguntei se ela se sentia mal por ter deixado de ganhar uma quantia mais polpuda ao passar parte dos recursos para a renda fixa e ela respondeu que estava com a consciência tranquila. "Mesmo que a bolsa despenque, terei minha reserva para emergências ou, quem sabe, para comprar mais ações quando elas caírem."


Poker Face, upload feito originalmente por PeteJ_1980.

Que tal uma sátira aos economistas?

De fato, imperdível...