sábado, 1 de março de 2008

Declaração do IR: vídeo

Uma contadora no site da Folha destaca as principais mudanças na declaração de IRPF 2008, a ser entregue até 30 de abril, entre elas a obrigatoriedade de informar o CPF de todo dependente maior de 18 anos e o número do recibo da última declaração. Por falar em recibo da última declaração, ONDE ESTÁ O MEU?!? Espero não ter de pagar o pato de ficar revirando os armários novamente!

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O canto da sereia é apenas ver a rentabilidade passada

Investidor, não escolha um fundo de investimento ou ação baseado apenas no histórico de rentabilidade da aplicação ou papel. Olhar para os ganhos conquistados é uma foto do passado e não significa, mesmo, que a bonança continuará. Também não há qualquer compromisso de que você terá um retorno semelhante. A escolha deve ser feita considerando seu perfil, horizonte de investimento (tempo) e motivo.

Outra falha comum, que também já cometi, foi desprezar a maneira como o fundo obteve esse ganho passado. Assim, não se dá a mínima importância para o risco presente no investimento. Quando a maré muda e o risco vira perda, aí, amigo e amiga, não adianta querer voltar atrás e chorar as pitangas.


de André Dahmer –
http://www.malvados.com.br/

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cartão do seguro: não saia de casa sem ele

Cá está um hábito da relapsa aqui: sempre renovo meu seguro pela Porto e raramente substituo o cartão antigo pelo novo. Já houve situações em que precisei de alguns serviços, como um vazamento em casa e uma pequena "troca de cores" do meu possante Uno com um Audi A3.

Nessas duas situações, acho que estava com um cartão vencido na carteira, mas, como o seguro estava em dia e a própria Porto prestava o serviço, sem problemas! Foi só ligar e pedir.

O mesmo não aconteceu comigo nesses últimos dias. Munido do meu cartão vencido e estacionado em uma das centenas de Estapar pela Grande São Paulo, descobri que o desconto – bem gordo, de 30% – só poderia ser aplicado caso eu apresentasse o cartão atual e não o velho, vencido. Não houve SAC, fosse da Porto ou Estapar, que resolvesse o pepino e me concedesse o desconto. Pela minha displicência paguei R$ 20 a mais.

Leitor, espero que você esteja com seu cartão em dia na carteira, seja lá do que for... Até!


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Flores... Só flores

Fiquei um tempinho fora do ar, caros e caras leitoras. Por motivos de força maior, fatos alegres além do meu controle tomaram parte do cotidiano de quem me inventou. Isso, é claro, trouxe impactos diretos na maneira como eu me expresso via internet.

Sendo assim, enquanto o Ibovespa registra variação positiva no ano pela primeira vez, vamos falar do que realmente interessa: flores! Fiquei bem surpresa ao encontrar no Pão de Açúcar, que tem fama de careiro, rosas das mais lindas a um preço bem, bem baixo. 15 rosas por menos de R$ 9. Indiquei para um colega agradar a quem ama.

Se estar próximo é impossível, ainda há opção do Flores Online. Contudo, a floricultura mais próxima da sua casa pode ter um serviço mais personalizado a um custo menor para surpreender quem merece.

Para trazer mais alegria e fazer um contraponto à rudeza do mundo, tire o escorpião do bolso e entregue uma flor. O resultado será, no mínimo, feliz.