domingo, 20 de janeiro de 2008

Tempo: faça dele seu amigo

Olá! Peço desculpas a quem andou visitando este blog na última semana. Andei de férias!!!! Foi maravilhoso fugir do trânsito que castiga a capital paulistana e me dedicar a coisas bem introspectivas, tais como arrumar meu quarto! É impressionante a quantidade de tralha que estava guardada no fundo do armário... Bom! Grande parte já foi para o reciclado!

Dando continuidade a discussão sobre investimento em ações, abordo aqui o tempo. Sem ter bem claro quanto tempo você poderá se dispor do dinheiro que irá investir, então, meu caro, é melhor guardá-lo em uma opção menos sujeita a variações (leia-se ganhar ou perder repentinamente). Pode-se até contar com a boa poupança ou fundo conservador.

Quando o investidor pode dispor do investimento por um bom tempo, aí o tempo vira um amigo. É possível escolher opções mais arriscadas – tais como ação – e ver que o risco se dilui com o tempo.

Olhando para o passado, vemos um exemplo fácil: quem é novato em ações e colocou dinheiro na Bovespa no começo deste ano esperando um ganho fácil deve estar odiando a brincadeira, já que houve uma perda de cerca de 10% segundo o Ibovespa, principal índice da Bolsa. O mesmo sujeito que investiu ano passado e for retirar no fim deste ano deve estar menos preocupado, pois houve um ganho de 43% em 2007 e há analistas que dizem que o cenário pode ser menos atribulado no segundo semestre. Assim, faça do tempo o seu amigo. É bom estar de volta!

Segue um vídeo de alguém que soube usar o tempo muito bem para seu próprio benefício!

Nenhum comentário: