quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Tesouro Direto: um jeito fácil e seguro de investir

Poupança é sempre o primeiro investimento que vem à cabeça para qualquer um que busca segurança. Como a queda dos juros no Brasil puxou para baixo a rentabilidade de fundos conservadores DI e renda fixa, acabou saindo mais em conta para muita gente transferir a grana para a poupança, que não paga imposto sobre os rendimentos ou taxa de administração dos fundos.

Contudo, há uma outra forma que considero tão segura quanto a poupança e oferece um retorno melhor, dependendo do tempo que o cidadão deixar o dinheiro aplicado. São os títulos do Tesouro Nacional. Por meio do Tesouro Direto compram-se e vendem-se títulos do governo pela internet. A partir de R$ 100, o investidor pode comprar o título sem ter de arcar com a taxa de administração dos fundos e saber, de antemão, quanto o governo pagará no dia de vencimento. Há opções que rendem inflação medida pelo IPCA ou IGPM + um prêmio anual. Outros trazem uma taxa de juros prefixada, tal como 14% ao ano. Paga-se imposto de renda da mesma forma que nos fundos conservadores, como apontado pelo portal Exame, mas já usei e compensou mais que fundo.

É permitido vender o título antes do vencimento para o governo, mas normalmente isto ocasiona um desconto no rendimento.

Importante: se a situação econômica muda drasticamente - juros despencam ou inflação dispara - o valor dos títulos varia demais se vendidos antes do vencimento. Explico: se os juros batem em 30% ao ano, quem é que terá interesse em um título comprado na época da bonança que rende 15% ao ano? Perde-se algum dinheiro nestes casos para reposicionar os recursos em outros títulos mais rentáveis. Trata-se do mesmo conceito que rege os fundos conservadores, que também são compostos por estes títulos e sentem solavancos em alterações repentinas.

Como investir: pergunte ao seu banco ou corretora. Já comprei títulos via InvestShop, do Unibanco, que cobra taxas baixas, conforme esta matéria da Folha reproduzida.


Nenhum comentário: