quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Previdência privada: PGBL versus VGBL

A chegada do 13º pode ser o começo de uma mudança de hábito importante: guardar para o futuro. Que tal reservar uma parte dos seus recursos para iniciar um plano de previdência?

Agora, que plano fazer? Você já deve ter ouvido falar de PGBL e VGBL. O PGBL permite que você abata da declaração de imposto de renda até 12% da sua receita anual bruta. O pagamento do imposto fica lá na frente, quando você for receber os recursos na forma de aposentadoria. Já o VGBL não conta com nenhuma vantagem fiscal no momento da contribuição e você continua sendo taxado pelo dinheiro que contribuiu. Contudo, quando você receber os recursos lá na frente, não terá de pagar imposto pelo total como ocorre com o PGBL. O Terra tem um guia consolidado interessante sobre o assunto e Mauro Halfeld fez um belo comentário na CBN.

Assim, a escolha por um tipo de plano ou outro será de acordo com seu holerite. Se você tem carteira assinada e tem imposto retido, vale ter um PGBL se utiliza a declaração do modelo completo. Se for um trabalhador informal ou não tem registro em carteira, um VGBL é mais indicado. Dependendo da situação, tem-se os dois: um PGBL para receber 12% da receita bruta anual do cidadão e um VGBL com o excedente.

Atenção: se você tem dívidas pendentes, priorize-as com o seu 13º salário. É um erro começar um plano de previdência ao mesmo tempo em que credores cobram dívidas atrasadas. De nada adianta descobrir um santo para cobrir o outro.

Enquete: e os visitantes da Folha Online participam em peso de enquete sobre guardar, gastar ou pagar dívidas com o 13º. Impressiona a quantidade que disse "guardar"! Menos de 1%!

Nenhum comentário: