quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Poupança capta cinco vezes mais em 2007

Eis que a poupança captou mais de R$ 33 bilhões em 2007, mais de cinco vezes a captação do ano anterior. Com a apuração de dezembro, o investimento mais conservador do país já está no 16º mês de captação positiva.

Por que a poupança ainda seduz tanto? Além de ser um investimento acessível, tradicional e fácil de entender, sua isenção de imposto de renda atraiu ao longo do ano diversos investidores de fundos de renda fixa que viram, aos poucos, os seus rendimentos minguarem ao longo do período. Faça chuva, faça sol, a poupança sempre paga TR + 6% ao ano. Ou melhor, pagava. O governo estipulou ano passado uma regra de "recálculo" da poupança e FGTS caso a Selic caia demais, com o intuito de não esvaziar o financiamento imobiliario.

Fundos de renda fixa e atrelado a juros (DI), no entanto, estão diretamente ligados à taxa de juros básica praticada no país (Selic), que sofreu vários cortes em 2007, pagam taxas de administração e imposto de renda - 20% sobre os rendimentos. Juros em baixa e custos acabaram fazendo com quealguns fundos rendessem menos que a poupança. Aí, o investidor conservador migrou de um para o outro.

Fico me perguntando, será que algum conservador tentou um fundo de ações ano passado? Com a Bovespa entre os líderes de rendimento, quem aplicou em FIFs de ações provavelmente saiu ganhando...

Nenhum comentário: