domingo, 6 de janeiro de 2008

Vamos investir na Bolsa?

Feliz 2008, que começou com algumas patinadas na Bovespa por conta da crise imobiliária nos EUA e, de leve, um aumento no imposto que incide sobre empréstimos (IOF) e outro que morde o lucro dos bancos (CSLL).

A Bovespa foi o melhor rendimento em 2007. Será que vai continuar assim? As corretoras parecem unânimes em dizer que 2008 não será tão maravilhoso quanto o findado 2007 e reforçam a sugestão de papéis mais "seguros" como Petrobras e Vale.

Ninguém tem bola de cristal, como já mencionei aqui. Mas há boas expectativas sobre a economia brasileira. Esperam-se que 2,5 milhões consigam trabalho e isto é uma ótima notícia. Mais gente empregada, mais dinheiro, mais consumo, mais lucro, mais valorização de ações. Pelo menos é o que o consumo interno deverá puxar. Existe um risco de apagão, como abordado no Valor ed. 1917 (3/1/2008), mas os investidores não parecem estar dando tanta bola para ele por enquanto.

Do outro lado do ringue, temos a crise nos EUA que, segundo algumas corretoras, deverá fazer o mercado mundial patinar no primeiro trimestre deste ano e minar o brasileiro também. Além disso, depois de subir tanto, é meio esperado que se venda as ações para embolsar os ganhos. Nada sobe para sempre – a não ser o apetite do governo por impostos.

Diante de um cenário tão conturbado, como investir? Olha, o jeito é ouvir quem entende, ler e não se deixar dominar pela emoção ou ganância. Vou explorar mais o investimento em ações nos próximos dias.

Nenhum comentário: