sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Erro e aprendizado

Para que um investidor evite frustrações com o futuro, nada melhor que saber bem sobre si mesmo. Conhecer seu horizonte de investimento, perfil e tolerância são fundamentais.
Mas, ao acreditar que a bolsa subiria para sempre, muito "poupador" investiu pesado em fundos de alto risco, como fundos de ações e multimercado alavancado de renda variável.

O fundo leva este nome porque ele investe em vários ativos - títulos, dólar, ações, mercado futuro, jujubas :-). Cabe ao gestor identificar a melhor oportunidade dentro do perfil do fundo. A visão que gestores têm da economia é o que decide se comprará A, B ou C. Se a estimativa se concretizar, ótimo. Se não, prejuízo para o gestor e investidor. A Mauá teve dificuldades (post 8/2/08) em relação a isso, mas me pareceu muito honesta em explicar o ocorrido.

Acho que cabe a nós refletir se abusamos da sorte da alta do mercado ou estamos sendo sinceros em relação ao perfil que assumimos e nosso horizonte de investimento. Talvez devêssemos seguir o exemplo da Mauá e aprender com os erros. A Bovespa anda bem esta semana, mas independentemente disto, será que estamos nos expondo demais aos riscos?

Enquanto isso, em um lugar bem distante daqui... (de André Dahmer)

Nenhum comentário: