terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Motivo: elementar meu caro Sherlock

O último passo para investir em ações - ou qualquer outra coisa na vida - é motivo, com que finalidade, pra quê.

Em geral, não se guarda dinheiro para ter mais dinheiro, mas para atingir uma meta - uma casa, um carro, um sapato novo ou um notebook - porque o meu apê é muito pequeno e este desktop lerdo já está me dando nos nervos!!!

Então, antes de começar a guardar, tenha claro a razão que leva você a poupar. Pode parecer meio óbvio, mas já me peguei guardando dinheiro sem ter um motivo realmente "engajador". Resultado: saquei a grana para tapar alguns buracos financeiros que eu mesmo cavei.

Convencido da razão que a leva guardar recursos, fica mais fácil aceitar que aquele dinheiro não está sendo torrado para algo que você goste muito. O seu esforço vai ajudá-la a conquistar um "bem maior" – e bem mais caro.

Então é isso... Fico um pouco com a pulga atrás da orelha em ter comentado tanto ações, justamente agora que o mercado passa por forte turbulência – fechou acima de hoje de 4%. Pelo que andei lendo e ouvindo, analistas recomendam manter investimentos na Bolsa só quem pensa a longo prazo, ou seja, daqui um ano. Quem entrou no começo do ano pensando ganhar rápido dançou e há recomendações para retirar os recursos...

Nos próximos dias escreverei sobre o Tesouro Direto, um porto seguro para muita gente avessa aos riscos do mercado acionário. Até.

Arco-íris e mercado acionário? Acho que alguém tirou o pote de ouro que estava no fim...

2 comentários:

L.S. Alves disse...

Meu objetivo é conseguir independência financeira. Não depender de patrão pro resto da vida. Agora é só estruturar como chegar até lá.
Um abraço.

Liv Lamet disse...

Olá, Alves. Respondi o seu comentário em um novo post. Confira quando puder. Espero ter ajudado. Abs!