quinta-feira, 6 de março de 2008

Parte 1/2: mais liberdade no apê sem apelar para rede sem fio ou técnico cheio de cabos

Meu caro amigo André passou por uma mudança radical em sua vida e viu a necessidade de mudar o PC de cômodo em seu simpático apartamento. O objetivo era deslocá-lo para uma sala onde compartilharia a máquina com sua amada esposa. Pegou emprestado um roteador wifi para montar uma rede sem fio e o resultado foi, segundo ele, decepcionante. “Talvez eu não tenha uma placa muito boa de WiFi no computador. Afinal, a antena fica colada no chassi do PC e isso deve dar interferência. E eu também não sou nenhum rato tecnológico!”

A maneira de solucionar o problema foi chamar a empresa de banda larga, que propôs passar o cabo pelo corredor do apartamento, incluindo furar alguns batentes. A medida era necessária porque não havia tomada de telefone no cômodo onde o computador ficaria e o cabo de dados não pode passar pelo mesmo local onde passa a rede elétrica, a fim de evitar interferências ou, imagina-se, acidentes. Já imaginou se um fio elétrico deteriorado passa a corrente para o fio telefônico ou cabo? Socorro! Teria gente tomando choque ao atender o fone ou encostar o dedo no PC. “De quebra, não queria gastar uma grana com visitas sempre que quisesse mudar o PC de lugar”, disse.

Temendo que o apartamento fosse ficar muito com cara de central elétrica ou escritório bagunçado, com um cabão passando pelo aconchegante corredor, a proposta foi recusada. Nada de furar batentes, nada de passar um cabo pelo corredor. Pensava-se então, consigo mesmo, em abrir buracos para “puxar” a rede telefônica presente no apartamento, mas isso poderia sair caro e não era a intenção colocar um telefone no cômodo onde ficaria o PC – além de extensões clandestinas poderem, vez ou outra, trazer problemas técnicos. A solução para o dilema eu conto amanhã... Até!


Nenhum comentário: