segunda-feira, 19 de maio de 2008

Obrigado por fumar!

Tudo, praticamente tudo no mundo tem alguma relação. Cigarros, por exemplo... A considerar a pressão contra indústria pelo governo e alguns setores antitabagistas e o fato de terem um produto relacionado com a menor expectativa de vida do consumidor, poderíamos apostar que investir nos negócios de uma empresa assim não faria muito sentido, certo?

Errado.

Na quarta-feira passada, as ações ON (com direito a voto) da Souza Cruz foram um dos destaques, subindo mais de 4% em um só dia e chegou a 11,89% na semana passada. O fato por trás eram dois, o aumento da renda da população, o que leva ao consumo e o fato de os investidores estrangeiros terem sacado isso. Em coluna de Adriana Cotias, do Valor, o analista Luiz Cesta, da Espírito Santo Research aponta que a melhoria na renda das famílias faz com que o consumo de cigarro contrabandeado caia, aumentando o lucro das empresas do setor que operam na legalidade, que compartilham bastante dividendo.

Achei bem interessante. Embora muitos não sejam fãs de cigarro, e declarem que jamais comprariam um papel de uma empresa deste tipo, acabam investindo por "tabela", ou seja, tem um fundo que investe em empresas que compõem o Ibovespa, ao qual a Souza Cruz faz parte.

De quebra, assista Obrigado por fumar, quando puder. Excelente! E, além disso, segue uma crônica espetacular de Moacyr Scliar, na Folha de S.Paulo de hoje
"Que pulmão que nada! Eu preciso é aumentar meus dividendos!!!"

Lights, upload feito originalmente por O Pirata.

Nenhum comentário: