segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ai, ai, ai meu IPO...

Quem comprou ações em ofertas públicas iniciais ano passado esperando ganho rápido está repensando conceitos... A muito bem-sucedida oferta pública inicial da Bovespa ano passado levou a outra bem popular, a BM&F, que chegou a subir 25% na estréia. Contudo, as novatas estão "tropeçando", segundo matéria veiculada no Valor Econômico de 25 de janeiro. Das 66 empresas que abriram capital em 2007, só sete tinham ações que valorizaram este ano. Ao comparar com o preço de lançamento, 15 tinham preço maior e só 11 estavam acima da variação do Ibovespa. A BM&F acumula perda superior a 30% este ano.

A explicação foi que os estrangeiros compraram muitos destes papéis e, com a dor de cabeça do mercado imobiliário dos EUA, venderam parte do que tinham por aqui.

Muita gente entrou no mercado acionário pela primeira vez via essas ofertas públicas iniciais. Se você é um deles, que entrou por dica do corretor, gerente ou amigo, e está pensando em sair, recomendo muito sangue frio. Com o tempo, a variação atual tende a diluir-se, e livrar-se dos papéis agora pode ser precipitado. Assim, é melhor se informar com corretoras e impressos sobre os papéis específicos que você carrega.

A dificuldade que até as corretoras e profissionais de muito tempo de casa têm em avaliar o preço "certo" dessas ações é a seguinte: elas não tem muita história. Se não há muita história, como estimar como poderá estar amanhã? Na CBN, Mauro Halfeld comentou em 22/1 se é um bom momento para sair da Bolsa. A boa orientação traz respostas diferentes para perfis de investidores distintos. Confira!



"Meu dono aplicou até o dinheiro da ração em um IPO, mas já perdeu 25%! Agora, para mim, só pão amanhecido até julho! Au!"

Nenhum comentário: